Olá Amigos
Acabei de criar um blog por sugestão de uma amiga muito querida. Talvez porque goste de me comunicar. Ou talvez, ouse ter coragem para isso! Mas enfim, aqui estou! Agradeço demais o empurrão que levei dela.
Assuntos não faltam: comportamento, politica, relacionamentos, sentimentos, família!
Opto por sentimentos, hoje.
Vou falar sobre ódio!
O que é ódio?
Podemos expressá-lo abertamente?
O ódio pertence ao campo da agressividade, mas potencializada. É quando a raiva está muito grande.
Se deixarmos a raiva crescer vira ódio e ate fúria! Esse sentimento pode ser uma defesa, mas afasta as pessoas, desvincula, desrespeita o outro.
Seria aconselhável que o sentimento agressivo fosse trabalhado dentro de cada um, para transforma-lo em algo positivo e agregador. O ataque direto acarretará uma repulsa, um conflito, uma desunião, um ódio nos relacionamentos entre as pessoas, não sendo uma atitude saudável para o convívio social.
O debate é saudável, o ataque não!
Quem cultivar o ódio puro, ficará sozinho!
Para não acontecer isso pratique a empatia. Coloque-se no lugar do outro e veja se seria bom receber um tratamentos rude desses!
Nota-se muita agressividade nas relações atuais, porque não se respeita o outro! Só fica o gozo por descarregar imediatamente o que está incomodando um individuo. Portanto, um comportamento narcísico, que desconsidera o sentimento alheio, criando dor psíquica e desagregação social.
O ódio precisa ser trabalhado e transformado para expressá-lo nas relações! Por exemplo, criar um diálogo, com exposição dos desconfortos sentidos para que a outra pessoa entenda as razões de tal sentimento! O sarcasmo, a piada, o deboche também contém o ódio trabalhado! O ataque direto é uma atitude impulsiva e nada civilizada. A humanidade precisa reaprender a se relacionar, se é que algum dia já conseguiu!
Quem odeia não está bem emocionalmente, por mais que tenha suas razões, não pode descarregar para se aliviar!
A energia desse sentimento tão desagradável pode ser usada para escrever um texto, uma música, uma paródia onde seja possível a reflexão do fato, pessoa ou fenômeno odiado.
Mas para que esse processo aconteça, a pessoa necessita ter uma capacidade importante de se conter e pensar até que consiga interagir de forma humana, solidária e , jamais, violenta!
Adorei Gilla!!
ResponderExcluirA humanidade nunca soube se relacionar. Acho que há alguns grupos isolados que obtiveram sucesso nesse quesito. Beijos!
Gilla te dou os parabéns pelo blog, pelo texto, pela coragem, por nos dar um pouco de ti com essas palavras. Parabéns pela iniciativa e sucesso ao blog! Doris
ResponderExcluirCoisa boa ler um texto inteligente, de boas palavras e sábias reflexões...amei! Parabéns Gilla! Forte abraço
ResponderExcluir